Em Guaratiba-RJ, entre Pedra de Guaratiba e Sepetiba existe um sub-bairro chamado de Praia da Brisa.
Sua extensão chega próximo de 2 km e tem em torno de 500 moradores e mais alguns que passam veraneio na localidade e é um lugar muito bonito e altamente fotografável, fora que é um oasis de tranquilidade no meio do caos que vive o Rio de Janeiro-RJ.
Bem, apesar dessas qualidades, a Praia da Brisa apresenta falhas, não falhas dela (praia da Brisa), mas sim falhas da Prefeitura e Governo Estadual que da a entender que não conhece ou se faz de não conhecedores dos problemas existentes na região.
Existem somente 2 linhas de ônibus no local, uma para a Barra da Tijuca (882-Sepetiba) e a outra para Campo Grande (884), sendo que a primeira é precária, só passa de hora em hora, sempre atrasado e vem de Sepetiba.

Esse atraso aliado com somente 3 ônibus para o dia e noite toda, faz com que se pegue essa condução sempre amarrotada de gente, com a porta aberta para caber mais pessoas e com um descaso muito grande dos motoristas. Esse ônibus também, não é oficializado, pois oficialmente a linha é para Santa Cruz-Barra), portanto os moradores da Praia da Brisa andam em uma condução "Fantasma". A falta de condução é tanta que se é obrigado a recorrer a kombis(lotadas) que estão em estado calamitoso, com falta de manutenção e motoristas despreparados que falam em celular enquanto estão dirigindo. Para se ir da Praia da Brisa para Pedra de Guaratiba, que de bicicleta leva 10 min, você é obrigado a pagar duas conduções, pois não há condução direta, a não ser o 882 que passa de hora em hora, mas não é garantido, pois ele atrasa ou até mesmo não passa. Para se ir ha qualquer lugar tem que pegar duas conduções, isso é um absurdo e parece que a Prefeitura não toma conhecimento disso.

Outro problema é a Saúde, pois antigamente não se tinha um centro hospitalar para os moradores, tinha que ir para Sepetiba ou Santa Cruz e Cpo. Grande. Hoje ja se tem a Clínica da Família, mas que funciona mal e porcamente, pois nunca se tem ninguém para te atender, é só uma faixada bonita, portanto continuamos a ir para outros lugares para se ter saúde na Praia da Brisa.

A associação de moradores é fraca e insuficientemente descabida de toda e qualquer vontade de fazer algo pelos moradores, ao invés disso, ficam promovendo feirinhas culturais de péssima qualidade e que não rende nada para a localidade.

Na praia a prefeitura simplismente abandonou a orla, deixando a obra que foi feita entre 2002/2004 para revitalizar a orla em petição de miséria, com lixo, mato, chuveiros sem uso e enferrujados, rua esburacada, quiosques caríssimos e de péssima qualidade. O que me incomoda é o fato de mesmo com esse abandono o lugar ainda sim é muito bonito e pacato, excelente para relaxar e fotografar, mas se fizesse algo para melhorar, iria ser um lugar mais maravilhoso ainda.
O comércio é até bom, porém com preços altos e abusivos, já que para se sair da Praia da Brisa sem ter um automóvel fica complicado, portanto, o jeito é pagar o absurdo dos preços por coisas básicas como leite, pão e etc.
Resolvi postar esses problemas, pois eu amo este lugar e tenho certeza que um dia vão olhar para a Praia da Brisa, mas por hora o melhor a se fazer é esperar e tentar usar a ferramenta mais poderosa da humanidade, a informação.
a clinica da família esta em pleno vapor. vc podia pegar os indices de atendimento e publicar aqui. ela tem isso em paineis escritos, e antes disso, tinhamos a croácia que foi fechada pela vigilância sanitária. Eu conheço o trabalho da Clìnica da Família Dr Hans. PSF BRISA trouxe uma academia gratuita para todos, com turmas em diversos horários, temos medicos clínicos, enfermeiros, dentistas, tecnicos de enfermagem e saúde bucal, alem de exames laboratoriais e de imagem como raio-x e ultrassonografia, todas as gestantes tem acopanhamento pre-natal, ate a gravidez, crianças ate 2 anos, acompanhamento mensal, de puericultura, além do NASF com fisiterapeutas, medicos especializados, nutricionista, psicologos e os agentes comunitários de saúde, que fazem a conexão da população. Eu digo que estou muito satisfeita com a clínica que atende meu bairro!
ResponderExcluirsó você né? para esse post que coloquei no blog, ouvi várias pessoas e nenhuma falou bem o lugar!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEstamos em 2020 e tudo continua na mesma!
ResponderExcluirO que é uma pena!