sexta-feira, 27 de maio de 2011

Flamengo- uma invenção da rede globo

Isso é sério, uma das fontes é a tese de doutorado da Dra. Marizabel Kowalski, da Universidade de Educação Física de Viçosa, e explica como surgiu a “imensa nação rubro-negra”, umas das maiores manipulações de massa já vistas na História do Brasil. Todos os fatos têm provas e foram estudados pela doutora. O link segue abaixo, divulguem. É preciso alertar as pessoas do “mito” do qual são vítimas pelas garras da Rede Globo.




Durante a ditadura, os militares viram a necessidade de criar massas alienadas para serem melhor manipuladas pela Rede Globo, TV recém-criada pelo governo, e seus jornais oficiais.

Como o futebol já era uma grande paixão dos brasileiros, a idéia foi engrandecer determinados clubes de futebol para que fossem queridos pelas massas menos cultas (o "povão") não só do RJ e de SP mas de todo o resto do país, de forma que a alienação fosse disseminada de forma mais efetiva. Roberto Marinho, dono da emissora e fanático torcedor rubro-negro, não teve dúvidas de que clube seria esse.

Daí nasceu a construção do mito da "imensa nação" rubro-negra, com a Globo mitificando suas cores, jogadores e torcedores. Em SP, o clube escolhido foi o da "periferia", o Corinthians.

Começou uma das maiores enganações e manipulações da história do Brasil:

Walter Clark, que comandou a Rede Globo por 12 anos (de 65 a 77), saiu de lá para ser vice-presidente do Flamengo em 78. De cada três jogos transmitidos pela emissora, um era do Flamengo. Câmeras eram obrigados a mostrar a todo momento a "festa" da ainda pequena torcida, que começou a se multiplicar.

Armando Nogueira, que comandou por 25 anos o jornalismo da emissora, contou no sportv que os narradores da Globo eram obrigados a gritar mais alto nos gols do Flamengo, a diminuir nos de outros clubes. Os comentaristas eram advertidos a esconder os defeitos e aumentar as qualidades dos jogadores. Assim surgiu p.ex. o mito "Zico", que virou lenda só no Flamengo mas enterrou o Brasil em 4 Copas (3 como jogador e 1 como coordenador, ao vetar a ida de Romário para a Copa de 98 por inveja de Romário ter ganho praticamente sozinho a Copa anterior, coisa que Zico jamais conseguiu).

Os programas esportivos da Globo minimizam as torcidas, as vitórias e conquistas de Fluminense, Vasco, Botafogo e outros clubes, e maximizam tudo que é do Flamengo (e do Corinthians). Os narradores e comentaristas continuam com suas missões, porém hoje com a Internet fica mais difícil enganar as pessoas mais inteligentes. De qualquer forma, o estrago foi feito, os dois times têm as maiores torcidas do país e a massa continua sendo manipulada facilmente... como sempre.

fonte: http://www.efdeportes.com/efd107/por-que-flamengo.htm

link do vídeo do youtube sobre o assunto!


ENTREM NOS LINKS ACIMA PARA UMA MATÉRIA MAIS COMPLETA

Nenhum comentário:

Postar um comentário