sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Torcidas organizadas, torcedores ou donos dos clubes?

Você que é um amante de futebol ou não, pratica, assiste somente ou não vê, conhece ou ja ouviu falar de torcidas organizadas.
Pois bem, é sobre elas que lhes falo hoje. Não vou criticar ou elogiar uma torcida por gostar ou não do clube que ela torce, mas sim fazer uma crítica no geral sobre as torcidas organizadas no Brasil e o papel que ela exerce no futebol atualmente e o papel que deveria exercer.
O que é uma torcida organizada? para que ela serve e para que foi fundada? Essa resposta é simples:
-Torcer!
Torcer é o papel das organizadas, que como o próprio nome diz, "organizadas", portanto torcer organizadamente pelo time ou clube.
As torcidas organizadas dão verdadeiros shows dentro dos estádios, com bandeiras, faixas, fogos, mosaicos, cantos e gritos, mas elas ficam só nisso? Não, não ficam.
As torcidas organizadas se tornaram perigosas e temidas pela sociedade, visto que o grau de violência estabelecido por seus integrantes ( a maioria pelo menos) passou dos limites legais. Torcida organizada se tornou facção, pois a briga entre elas é algo absurdamente repulsivo e inaceitável. Só o fato de você passar perto de uma organizada com uma camisa de algum outro clube diferente daquele defendido pela "torcida", ja é motivo para humilhção, agressão ou até mesmo morte.
A violência é tamanha que em dia de clássico as torcidas organizadas rivais marcam para brigar em algum ponto da cidade, as vezes quilometros de distância de onde será realizada a partida, onde causam-se mortes de torcedores e principalmente de inocentes. Nos transportes públicos essas torcidas organizadas depedram ônibus, trens e assoitam passageiros, somente pelo simples fato de "ter cara que torce para outro time".
No âmbito dos clubes, quem nunca viu organizadas invadirem treinos, baterem em jogadores, depedrar ônibus do clube, perseguir jogador e etc?Várias né? pois é, as torcidas organizadas se acham donas dos clubes e que tem direitos dentro do mesmo, exigindo conversar com jogadores, diretores e pessoas relacionadas ao clube.
Isso é revoltante, pois os jogadores estão em seu lugar de trabalho, e ninguém tem o direito de incomodar um trabalhador no seu local de trabalho.
Me revolta o fato do cidadão sair de casa em plena segunda-feira, pegar um bambú ou uma pedra, ir pra porta do centro de treinamento do clube pra bater em jogador e cobrar alguma coisa. Eu fico pensando no seguinte: Quem disse que eles tem direito de cobrar algo? quer cobrar que cobre pagando ingresso e indo no estádio, ou se não está satisfeito que fique em casa então.
Torcida organizada acha que porque faz bandeira, faixa e canta no jogo, tem direito maior do que os outros e que podem mandar nos clubes, porém pra mim isso é absurdo e revoltante.
A grande culpa disso em grande parte é dos clubes, que dão brechas parao que citei acima acontecer. Caso recente aconteceu ao corinthians, em que por decorrência da eliminação na Pré-libertadores, quebrou tudo no centro de treinamento, e ainda por cima, a diretoria permitiu entrada de líderes das duas maiores torcidas do clube para conversar com jogadores. Ora, isso é o fim da picada.
Fatos como os jogadores do botafogo que foram abordados no aeroporto, jogadores do flamengo que tiveram bombas jogadas na Gávea, Perseguição ao jogador do fluminense , a torcida do vasco invadindo São Januário, torcida do palmeiras atrás do Vagner Love para bater, são exemplos de vandalismo causados por torcidas organizadas.

Fica aqui meu protesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário